Uma ação é uma série de comandos executados em um único arquivo ou em lote (vários arquivos). As ações podem ser agrupadas em conjuntos.  Todo tipo de ferramenta e comandos utilizados pelo usuário podem ser gravadas em ações.

Fazendo uso das ações o usuário poderá poupar seu tempo em tarefas rotineiras ao trabalhar com o Photoshop.

Se você em um evento tira umas 200 fotos, dai precisa reduzir inserir uma marca d’água, por exemplo, seu nome, uma logo, etc…  Imaginou fazer uma a uma? Sem sombra de dúvidas seria um trabalho bem demorado.  Esse é um exemplo clássico para o uso de ações e lote no Photoshop.

O comando lote permite executar uma ação em uma pasta de arquivos. Ao processar arquivos em lote é recomendável salvar os arquivos modificados em outra pasta. Para salvar em outro local deve-se criar esta outra pasta antes de usar o recurso de lote.

Utilizando a paleta ações

Inicialmente abra a primeira imagem a ser modificada. Clique no menu janela – Ações (F9). Geralmente ela se encontra junto à paleta histórico. Se você rolar a barra poderá visualizar algumas ações já predefinidas do programa.

Na parte inferior desta janela clique em Criar nova ação.

 Em seguida digite um nome para a sua ação e clique em gravar. Note que o botão de gravação na paleta ações aparece em vermelho. Todos os comandos estão sendo gravados a partir de agora.

Ainda você pode definir uma tecla de atalho para a ação que está sendo criada. Sempre que pressionar a tecla de atalho a ação será disparada.

Em seguida digite um nome para a sua ação e clique em gravar. Note que o botão de gravação na paleta ações aparece em vermelho. Todos os comandos estão sendo gravados a partir de agora.

Vamos fazer uma simples modificação na imagem. Clique no menu ImagemAjustesRemover saturação.

Agora vamos exportar nosso arquivo, para esse exemplo vamos utilizar a extensão PNG. Clique no menu ArquivoSalvar para Web. Escolha a extensão PNG e salve dentro da pasta criada para armazenar as imagens modificadas, clique em salvar.

Logo depois de salvar vamos interromper a gravação.Clique no botão Interromper execução/gravação.

Executando a ação gravada

Se você deseja executar a ação gravada sem exportar o arquivo, basta clicar sobre o nome da sua ação na paleta de ação. O Photoshop vai executar a ação, mas não exportará o arquivo.

Importante: Antes de iniciar a execução vá até a pasta que salvou o arquivo na ação e delete, deixando a pasta vazia.  Outra coisa não se esqueça antes de interronper a gravação de fechar o arquivo original sem salvar, mantendo-o para futuras edições.

Executando arquivos em lote

Vamos ao passo final. Escolha Automatizar no menu arquivo depois clique em lote. Em ação selecione o nome dado a sua ação, em origem escolha a pasta de onde serão abertos os arquivos a serem automatizados. Em seguida escolha a pasta onde serão salvos os arquivos automatizados. Clque em OK. Veja a imagem abaixo.

Caso antes de exportar seu arquivo você tiver mais de uma camada clique no menu camadaachatar imagem para o comando lote funcionar corretamente.